INGREDIENTES

1 peça de picanha de aproximadamente 1,5Kg com capa de gordura
1 xícara das de chá de sal grosso
600 ml de coca-cola (divida em duas partes iguais)

MODO DE PREPARO

1. Pré-aqueça o forno em temperatura alta. No refratário ou forma em que for assar a picanha, coloque-a com a capa de gordura para cima. Adicione pouco a pouco o sal grosso, prensando-o sobre a gordura da picanha.
DICA: Acrescentei um pouquinho de sálvia e alecrim ao sal. Mas a receita original é com sal puro

2. Usando uma colher, regue delicadamente a picanha com metade da coca-cola, cuidando para que o sal não desgrude de sua superfície. Faz um pouquinho de espuma.
DICA: Se quiser, coloque a coca-cola no copo e aguarde para diminuir um pouco o gás. Não é necessário usar papel alumínio. Acredite, eu já “estraguei” uma picanha ao forno, pois cobri a assadeira com papel alumínio. Isso fez com que a picanha soltasse todo o suco, ficando dura.

3. Leve ao forno por 30 a 35 minutos, parando duas ou três vezes para regar com a segunda metade da coca-cola. Acho que um intervalo bom para regar a carne é a cada 10 minutos.

4. Assim que a crosta de sal estiver dourada/ferrugem, está pronta. Retire com cuidado a crosta de sal e aguarde a carne descansar por 5 minutos. Fatie e sirva com o acompanhamento que você mais gosta.
DICA: Se você prefere a carne ao ponto, deixe até 30 minutos no forno. Mas se gosta da carne mais bem passada, deixe-a assar por 35 a 40 minutos.