INGREDIENTES

2 xícaras (chá) de arroz
1 cebola
1 cenoura
1 pimentão vermelho
1 xícara (chá) de uvas-passas brancas
4 xícaras (chá) de água
1 ½ colher (chá) de sal
1 folha de louro
8 ramos de salsinha
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
 

MODO DE PREPARO

Leve uma chaleira com um pouco mais de 4 xícaras (chá) de água ao fogo alto para ferver. Descasque e pique fino a cebola. Descasque e corte a cenoura em cubos pequenos. Lave, seque e corte o pimentão ao meio; descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos.

Leve uma panela grande ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione a cebola, a cenoura e o pimentão. Tempere com o sal e refogue por 2 minutos até a cebola e pimentão murcharem.

Regue com mais 1 colher (sopa) de azeite, acrescente o arroz e mexa bem para envolver todos os grãos com o azeite por 1 minuto – isso ajuda a deixar os grãos soltinhos depois de cozidos.

Meça 4 xícaras (chá) de água fervente e regue o arroz, junte o louro e misture bem. Aumente o fogo para médio e não mexa mais.

Assim que a água começar a secar e atingir o mesmo nível do arroz, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água – para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.

Desligue o fogo, acrescente as uvas-passas e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que os grãos terminem de cozinhar e as uvas-passas hidratem com o vapor. Enquanto isso lave, seque e pique a salsinha.

Solte o arroz com um garfo, descarte a folha de louro e misture a salsinha picada. Transfira para uma tigela e sirva a seguir.