INGREDIENTES

1 kg de carne-seca
2 cebolas
⅓ de xícara (chá) de manteiga de garrafa
sal a gosto

MODO DE PREPARO

Corte a carne-seca em pedaços de 7 cm – é o tamanho ideal para dessalgar e desfiar a carne depois de cozida. Lave bem sob água corrente para tirar o excesso de sal.

Em uma tigela, cubra a carne seca com água fria e deixe na geladeira durante, no mínimo, 12 horas – troque a água da carne-seca pelo menos 3 vezes durante a dessalga.

Escorra e lave novamente os pedaços de carne sob água corrente. Transfira a carne-seca para a panela de pressão e preencha com água até cobrir os pedaços – cuidado para não exceder o limite de ⅔ do volume (observe a marcação que fica em geral na parte interior da panela). Tampe e leve ao fogo alto. Assim que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.

Com uma escumadeira (ou pinça), transfira a carne cozida para uma travessa. Desfie os pedaços ainda quentes com dois garfos, descartando eventuais pedacinhos de gordura ou cartilagem (se preferir, bata em velocidade baixa, na batedeira, até desfiar).

Descasque e fatie as cebolas em meias-luas de 1 cm. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, adicione a manteiga de garrafa, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 5 minutos, até murchar.

Acrescente a carne-seca desfiada e mexa por 5 minutos, prove e, se necessário, tempere com sal. Sirva a seguir, com vinagrete de feijão-fradinho e quibebe.