INGREDIENTES

1 kg de lombo de porco em peça com capa de gordura
600 g de tomate-cereja com rama (cerca de 3 ramos)
6 dentes de alho
1 xícara (chá) de vinho branco
½ xícara (chá) de água
6 galhos de alecrim
2 ramos de louro
1 ½ colher (sopa) de manteiga
1 ½ colher (sopa) de farinha de trigo
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora
 

MODO DE PREPARO

Seque bem a peça de lombo com papel-toalha ou um pano de prato limpo. Com a ponta de uma faca fina e afiada, faça furos na parte de baixo da peça de lombo (oposta parte com gordura), com cuidado para não transpassar a carne – como a peça de lombo é grande, os furos fazem com que a carne absorva melhor o tempero. Transfira o lombo para uma tigela grande.

Debulhe e pique fino as folhas de 1 galho de alecrim e polvilhe sobre a peça de lombo. Tempere com 2 colheres (chá) de sal e pimenta-do-reino moída na hora. Regue com 1 colher (chá) de azeite e espalhe os temperos com as mãos para cobrir toda a superfície da carne. Deixe a parte do lombo com os furos virada para cima, tampe e leve à geladeira para por pelo menos uma hora para absorver os sabores.

Faltando 15 minutos para o tempo da marinada, retire o lombo da geladeira para perder o gelo. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média).

Leve uma frigideira grande (ou panela) ao fogo alto. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite. Coloque a peça com a gordura em contato com a frigideira e mantenha em fogo alto por 5 minutos, até ficar bem dourada. Diminua o fogo para médio e vá virando a peça com a pinça para dourar todos os lados do lombo, inclusive as pontas.

Desligue o fogo e transfira o lombo para uma assadeira grande. Reserve a frigideira enquanto separa os legumes — ela não pode estar muito quente na hora de deglaçar, pois o vinho pode espirrar.

Com a lateral da lâmina da faca, amasse e descasque os dentes de alho. Lave os tomates com cuidado para não soltar das ramas e disponha na assadeira ao redor do lombo. Distribua também na assadeira os galhos de alecrim, os dentes de alho e os ramos de louro. Regue as ervas e os legumes com azeite e tempere os tomates com sal.

Regue a frigideira com a água, o vinho e volte ao fogo médio. Raspe bem o fundo da frigideira com uma espátula para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor ao preparo. Mantenha no fogo até ferver.
Transfira o líquido da frigideira para a assadeira, com cuidado para não regar sobre o lombo. Leve ao forno para assar por cerca de 45 minutos para o lombo terminar de cozinhar internamente – para garantir que o lombo esteja assado, mas ainda suculento, espete a lateral da peça com a ponta da faca; se o líquido sair rosado, deixe assar por mais alguns minutos. Se estiver usando termômetro, a temperatura interna deve ser 68 ºC.

Transfira a carne, os tomatinhos e as ervas para uma travessa – é importante deixar o lombo descansar por 10 minutos antes de fatiar, assim os sucos da carne se redistribuem e ela fica mais suculenta. Enquanto isso, prepare o molho.

Sobre uma jarra medidora, coe o líquido da assadeira numa peneira. Leve uma panela pequena com a manteiga ao fogo baixo. Assim que derreter, acrescente a farinha de trigo e mexa com uma espátula por 1 minuto até começar a dourar – essa mistura de farinha e manteiga, chamada roux, serve para engrossar o molho.

Desligue o fogo, junte o caldo da assadeira ao roux e mexa bem com um batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha. Volte ao fogo baixo e mexa por mais 3 minutos para o molho engrossar. Transfira para uma molheira.
Corte o lombo em fatias finas e sirva a seguir com o molho e os tomatinhos assados. Fica uma delícia com viradinho de milho cremoso.