PARA O MANJAR

INGREDIENTES

400 ml de leite de coco
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de amido de milho
óleo para untar a fôrma
 

MODO DE PREPARO

Unte com uma camada fina de óleo uma fôrma redonda de furo no meio de 22 cm de diâmetro e 6,5 cm de altura (se quiser utilizar uma fôrma de outro modelo, considere o volume de 1.750 ml).

Numa panela média, junte o leite de coco, 3 xícaras (chá) do leite, o leite condensado e misture bem com um batedor de arame. Numa tigela pequena, dissolva o amido no restante do leite.

Leve a panela com a mistura de leite ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e junte o leite com amido dissolvido. Mexa bem com o batedor de arame por cerca de 3 minutos, até formar um creme grosso – atenção para o ponto: o creme fica levemente marcado com o batedor de arame, não deixe engrossar demais para não ficar com grumos.

Desligue o fogo e transfira imediatamente o creme de coco para a fôrma untada – raspe bem o fundo da panela e nivele com uma espátula de silicone. Cubra a fôrma com filme, em contato com o manjar – isso evita a formação de uma película grossa na base do doce. Deixe amornar em temperatura ambiente antes de levar à geladeira. Enquanto isso, aproveite para preparar a calda de ameixa.

Assim que o manjar estiver morno, leve à geladeira para firmar por no mínimo 3 horas. Se preferir, prepare o manjar no dia anterior.

Na hora de servir: retire a fôrma da geladeira e passe a ponta de uma faquinha na lateral para soltar o manjar (ou, com as pontas dos dedos, descole delicadamente o manjar da lateral da fôrma). Cubra a fôrma com um prato e vire de uma só vez para desenformar. Sirva a seguir com a calda de ameixa.
 

PARA A CALDA

INGREDIENTES

300 g de ameixa seca com caroço (cerca de 2 xícaras)
2 ½ xícaras (chá) de água
¾ xícara (chá) de açúcar
1 rama de canela
 

MODO DE PREPARO

Numa panela pequena, misture a água com o açúcar até dissolver. Acrescente a ameixa e leve ao fogo médio.

Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos até formar uma calda fina e as ameixas ficarem macias. Junte a canela e deixe cozinhar por mais 5 minutos para dar sabor à calda.

Transfira a calda para uma tigela (ou compoteira) e deixe amornar em temperatura ambiente antes de levar à geladeira para esfriar.

Obs.: caso queira utilizar a ameixa sem caroço, após ferver deixe cozinhar por 20 minutos até formar uma calda fina e as ameixas ficarem macias. O tempo de cocção é menor porque a ameixa sem caroço tende a desmanchar mais facilmente e ficar macia mais rápido.
 

QUER VARIAR O SABOR?

Experimente servir o manjar de coco com calda de damasco ou farofinha doce de coco.
 

PLANEJAMENTO

Tanto o manjar como a calda de ameixa podem ser preparados com antecedência e armazenados na geladeira. Deixe para desenformar apenas no dia de servir para evitar que o manjar resseque. O manjar dura até 5 dias na geladeira.