INGREDIENTES

2 maços de couve
1 ½ xícara (chá) de sêmola de milho
2,750 litros de água (9 xícaras (chá))
1 dente de alho descascado
2 colheres (sopa) de manteiga
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
azeite a gosto
sal a gosto

MODO DE PREPARO

Leve uma panela grande com a água ao fogo alto para ferver.

Lave e seque as folhas de couve. Descarte o talo central e rasgue as folhas, com as mãos, em pedaços médios – a ideia é ficar rústico mesmo, não se preocupe com o formato.

Assim que a água ferver, junte 2 colheres (chá) de sal e diminua o fogo para médio. Acrescente a sêmola de milho aos poucos, mexendo com um batedor de arame para não empelotar.

Mexa por cerca de 30 minutos até a polenta engrossar e ficar com a consistência de mingau. Atenção: é importante mexer durante o cozimento para não empelotar nem grudar no fundo da panela.

Desligue o fogo e misture bem o queijo e a manteiga. Prove e, se necessário, ajuste o sal. Junte ½ maço das folhas de couve rasgadas, misture delicadamente e deixe a couve cozinhar no calor da polenta. Enquanto isso, refogue o restante da couve.

Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite, junte o dente de alho e mexa por 1 minuto para perfumar. Acrescente a couve rasgada, tempere com sal e refogue por 2 minutos até murchar. Sirva a polenta cremosa com a couve refogada.