INGREDIENTES

500 g de polvilho doce (cerca de 4 xícaras)
1 ¼ xícara (chá) de café coado forte e frio (300 ml)
1 pitada de sal
doce de leite a gosto para rechear
nibs de cacau a gosto para rechear
 

MODO DE PREPARO

Numa tigela grande, coloque o polvilho e tempere com uma pitada de sal. Vá regando com o café, aos poucos, e misturando com as mãos até que não tenha mais partes brancas de polvilho na massa – a quantidade de líquido pode variar de acordo com o polvilho, a massa deve ficar bem úmida e sedosa, que modela ao ser apertada. Assim que for hidratada a massa de tapioca já pode ser usada, mas se puder, deixe descansar por 10 minutos.

Sobre outra tigela, passe a massa de tapioca hidratada por uma peneira, raspando com uma colher – assim a farinha fica bem solta e fininha. Nessa etapa você pode tampar e armazenar na geladeira por até 5 dias.

Leve uma tapioqueira (ou frigideira antiaderente) ao fogo médio. Dica: para saber se está quente o suficiente, salpique um pouco da farinha de tapioca – ela deve pular depois de alguns segundos. Abaixe o fogo e, com uma colher grande (ou escumadeira) espalhe uma porção da farinha formando um disco uniforme no fundo da frigideira, sem compactar – coloque a porção de farinha de uma só vez no centro da frigideira e vá espalhando delicadamente com as costas da colher. Se preferir, peneire a massa de tapioca direto na frigideira.

Deixe a tapioca cozinhar por 1 minuto até firmar – não precisa virar. Espalhe uma colherada de doce de leite e polvilhe com nibs de cacau. Dobre a tapioca ao meio e deixe o recheio aquecer por alguns segundos. Sirva a seguir, com frutas picadas.